Rússia realizou patrulhas com bombardeiros no Mar de Barents e da Noruega

Moscovo, 23 jun 2026 (Lusa) – Bombardeiros Tu-160 das Forças Aeroespaciais russas realizaram uma missão de patrulha sobre águas neutras nos mares de Barents e da Noruega, anunciou o Ministério da Defesa da Rússia.

Durante a missão, que se prolongou durante 16 horas, os Tu-160 foram escoltados por caças MiG-31, acrescentou o comunicado divulgado hoje pelo Ministério da Defesa da Rússia.

No âmbito da missão, as tripulações praticaram operações de reabastecimento em voo.

“Todos os voos de aeronaves das Forças Aeroespaciais Russas são conduzidos em estrita conformidade com os regulamentos internacionais do espaço aéreo”, acrescentou o Ministério da Defesa.

Em certos pontos do percurso, os bombardeiros russos foram monitorizados por aviões de combate de outros países.

A aviação estratégica russa, composta por bombardeiros Tu-160, Tu-95MS e Tu-22M3, realiza regularmente voos de patrulha sobre águas neutras no Ártico, no Atlântico Norte, nos mares Negro e Báltico e no oceano Pacífico.

Estas operações de patrulha com os bombardeiros não foram interrompidas pela guerra na Ucrânia.

PSP // SB

Lusa/Fim