
Damasco, 22 jun 2026 (Lusa) – Uma dos mais proeminentes porta-vozes do regime do deposto presidente da SÃria, Bashar al-Assad, Jihad Makdissi, foi reintegrado no corpo diplomático pelo Governo de Ahmad al-Sharaa, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Makdissi, que fugiu da SÃria em 2012 para se juntar à oposição, foi nomeado “conselheiro para os assuntos norte-americanos”, afirmou, este domingo, o ministério, que apresentou uma lista de nomeações.
“Com orgulho e gratidão, regresso agora à s fileiras da nova diplomacia sÃria”, escreveu Makdissi, na rede social X.
Cristão nascido em Damasco, Makdissi foi uma das figuras mais proeminentes do regime de Assad no inÃcio da guerra civil sÃria, que eclodiu em março de 2011, como porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.
Mas o antigo aliado de Assad desapareceu em dezembro de 2012, para reaparecer alguns meses depois, anunciando que tinha deixado a SÃria “porque a polarização no paÃs tinha atingido um estágio mortal e destrutivo”.
“Gostava de ter ficado (…) mas já não há espaço para moderação neste caos”, acrescentou Makdissi.
No exÃlio, tornou-se uma figura de destaque na oposição e participou em negociações em Genebra sob os auspÃcios da ONU.
Após Assad ser deposto por uma coligação islamista, em dezembro de 2024, Makdissi fez várias visitas à SÃria e reuniu-se com responsáveis do novo governo.
A nomeação surge numa altura em que as autoridades sÃrias trabalham para reconstruir as relações internacionais após quase 14 anos de guerra civil e isolamento diplomático, com os Estados Unidos a consolidarem-se como um dos principais apoiantes.
VQ // APL
Lusa/fim



