Irão: Imagens de satélite mostram que Teerão retomou exportações de crude

Redação, 17 jun 2026 (Lusa) — Pelo menos dois navios da Companhia Nacional de Petroleiros do Irão (NITC, na sigla em inglês) deixaram as águas iranianas, marcando a primeira exportação de petróleo em dois meses, avançou hoje o TankerTrackers.

O portal especializado, com sede nos Estados Unidos, disse que os dois navios transportam um total combinado de 3,8 milhões de barris de petróleo bruto.

O TankerTrackers afirmou ter corroborado a informação utilizando imagens de satélite e dados da tecnologia AIS, utilizada pelos navios para transmitir continuamente informação sobre a sua posição e movimento.

O Diona e o Hero2, ambos classificados como superpetroleiros, conseguiram atravessar o perímetro do bloqueio estabelecido pelos Estados Unidos em torno da costa iraniana.

Um outro petroleiro do Irão, o Stream, está a aproximar-se do perímetro, após ter permanecido durante sete semanas em águas do Paquistão, à espera de condições de segurança para aceder aos portos iranianos, acrescentou o portal.

Os Estados Unidos tinham imposto, a 13 de abril, um bloqueio aos portos iranianos, em resposta ao encerramento do estratégico Estreito de Ormuz por Teerão desde o início da guerra no Médio Oriente, no final de fevereiro.

O vice-ministro dos Negócios Estrangeiros do Irão afirmou na terça-feira que o bloqueio norte-americano aos portos iranianos foi levantado, três dias antes da assinatura oficial do acordo de paz entre Washington e Teerão.

“O bloqueio foi levantado antes da assinatura oficial”, disse Majid Takht-Ravanchi, citado pelo site do Governo iraniano, que recordou que o fim do bloqueio era um dos pontos cruciais defendidos pela República Islâmica para chegar a um acordo.

Momentos antes, a televisão estatal iraniana avançou que os petroleiros e outros navios iranianos tinham voltado a circular.

“Três petroleiros iranianos encontram-se neste momento no norte do Oceano Índico, e outros dois, que transportam mercadorias e gado, estão a caminho de portos do sul” do país, segundo indicou a emissora.

O memorando entre o Irão e os Estados Unidos será assinado na sexta-feira na estância alpina de Bürgenstock, perto de Lucerna, anunciou na terça-feira o Ministério dos Negócios Estrangeiros suíço.

O acordo preliminar prolonga por 60 dias o cessar-fogo em vigor desde 08 de abril e estabelece um quadro negocial para futuras negociações sobre o acordo nuclear.

Na terça-feira, durante a cimeira do G7 em Évian, França, o Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou confiar que o calendário previsto será cumprido e reiterou que o futuro acordo garantirá que o Irão não desenvolva armas nucleares.

Os compromissos incluem ainda um levantamento progressivo das sanções sobre Teerão.

O texto do acordo não foi tornado público e persistem dúvidas sobre alguns dos pontos negociados entre as duas partes após semanas de contactos diplomáticos destinados a pôr fim ao conflito.

VQ (TAB/RJP // APL

Lusa/fim