
Maputo, 15 jun 2026 (Lusa) — A ministra de Educação e Cultura de Moçambique disse hoje que o paÃs necessita de cerca de 73 mil milhões de meticais (987 milhões de euros) para construir novas salas de aulas e descongestionar as turmas do ensino primário e secundário.
“Nós temos desafios, estamos a falar basicamente em relação à construção de salas de aulas, tanto ao nÃvel do ensino secundário como do ensino primário, então precisamos mesmo de 61,6 mil milhões de meticais [824 milhões de euros] para resolver este problema de desconcentração. Precisamos também de 12,4 mil milhões de meticais [162 milhões de euros] a nÃvel do ensino secundário para resolvermos o problema de desconcentração”, disse hoje, em Maputo, a ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela.
A responsável disse que estas turmas vão resolver o problema do rácio aluno-professor em todos os distritos do paÃs, admitindo que a situação é mais crÃtica no ensino primário onde há mais alunos por turma.
Em abril, a ministra disse que cerca de 10.500 turmas continuavam a estudar ao ar livre no paÃs e considerou crÃtica a situação das provÃncias de Cabo Delgado, Nampula, Zambézia e Maputo.
“Temos um número maior. Nós estamos com cerca de 10.500 turmas ao ar livre, no geral, dado que nós temos estatÃstico”, disse na altura Samaria Tovela.
Segundo a governante, as provÃncias de Cabo Delgado e Nampula, no norte do paÃs, Zambézia, no centro, e Maputo, sul, são as regiões que apresentam a situação crÃtica, apesar das restantes provÃncias de Moçambique também apresentarem problemas com turmas ao ar livre.
“Nós estamos efetivamente [a trabalhar]. Onde há mais problemas, vamos investindo aÔ, disse a ministra.
PME (LCE) // RBF
Lusa/Fim



