Alcobaça recebe a 29.ª Semana Internacional do Acordeão com músicos e júri internacionais

Alcobaça, Leiria, 13 mai 2026 (Lusa) – A Semana Internacional do Acordeão vai regressar a Alcobaça, no sábado, com nove países representados por músicos em concertos, ‘masterclasses’ e concursos que terão lugar na cidade do distrito de Leiria, anunciou hoje a organização.

A 29ª edição do evento, que vai ser realizado com a curadoria da Associação de Acordeão de Portugal (Asacord), em parceria com a Câmara Municipal de Alcobaça, pretende trazer os melhores acordeonistas do mundo a Portugal e colocar o acordeão como protagonista neste festival de entrada livre, até dia 24 de maio.

“O nosso propósito é divulgar as capacidades que o acordeão tem, porque estamos muito habituados a ver o acordeão como um instrumento popular, só a tocar música ligeira e esquecemo-nos de que o acordeão tem cadeira nos conservatórios nacionais e até tem curso superior em algumas universidades portuguesas”, disse Aníbal Freire, organizador do evento.

Em entrevista à Lusa, o também presidente da Asacord explicou que têm mais de cem inscrições, nas 123 provas e 26 categorias do 10º concurso internacional de acordeão, que trará músicos e professores internacionais nos dois últimos dias do festival.

“Vamos ter três salas a funcionar em simultâneo com três mesas de júri”, que vai avaliar “a performance dividida em 26 categorias etárias de músicos nacionais e internacionais”, explicou.

“Por exemplo, há uma orquestra de acordeões da Polónia que vem propositadamente. São 11 elementos que vêm a este concurso a Alcobaça com solistas de grande categoria”, acrescentou o organizador.

A Semana Internacional do Acordeão, que junta cerca de duas mil pessoas todos os anos, começa com o duo de acordeão e guitarra portuguesa, João Palma e Ricardo Martins, no Cine-teatro de Alcobaça, seguindo-se com a Orquestra Típica e Coral de Alcobaça.

No dia 20 de maio, “o maior festival de acordeões do país”, realizará um concerto intitulado de “Noite dos Jovens Acordeonistas”, no Auditório da Biblioteca Municipal de Alcobaça, e no dia 22 às 21:30 o acordeonista parceiro do tenor italiano Andrea Bocelli, Mario Stefano Pietrodarchi, vai atuar com a soprano natural do Cazaquistão, Nadezhda Nesterova, no Mosteiro de Alcobaça.

O festival vai proporcionar ainda dois dias de ‘masterclasses’ (21 e 22 maio) lecionadas pelos acordeonistas Mario Stefano Pietrodarchi, Angelo Pignatelli e Diana Freire, trazendo músicos que “seriam de difícil acesso à população local”, indicou Aníbal Freire.

“O espírito é muito bom e daí crescer de uma forma, até diria neste momento, um bocadinho assustadora porque precisamos de salas e precisamos de locais, porque há mais membros, depois vêm membros de júri estrangeiros também, pessoas que percebem muito de acordeão, e são grandes professores e que dão o seu contributo”, afirmou Aníbal Freire.

A Semana Internacional do Acordeão 2026 encerrará com a atuação dos primeiros classificados do 10º concurso internacional de acordeão após a entrega de prémios.

RAZF/MCL // MCL

Lusa/Fim