Ataque israelita causa seis mortos no Líbano – imprensa oficial

Beirute, 12 mai 2026 (Lusa) — A agência de notícias oficial libanesa, ANI, avançou hoje que seis pessoas morreram, na segunda-feira, devido a um bombardeamento aéreo israelita em Kfar Dounine, no sul do Líbano.

“Aviões de guerra inimigos atingiram uma casa habitada em Kfar Dounine na noite passada, matando seis pessoas e ferindo sete, que foram levadas para hospitais em Tiro”, escreveu a ANI.

Também hoje, o exército israelita ordenou, através das redes sociais, aos habitantes da pequena cidade de Sohmor, no Vale do Bekaa, no leste do Líbano, que evacuassem o local em antecipação de bombardeamentos.

Na segunda-feira, os líderes do Líbano apelaram aos Estados Unidos para pressionarem Israel a cessar os bombardeamentos em várias regiões do país, que continuam apesar das tréguas em vigor desde 17 de abril.

De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde libanês, atualizado na segunda-feira, os ataques israelitas causaram 2.869 mortos desde o início da guerra entre o movimento pró-iraniano Hezbollah e Israel, em 02 de março.

Dezenas de pessoas morreram após a entrada em vigor do cessar-fogo.

O Presidente libanês, Joseph Aoun, e o primeiro-ministro, Nawaf Salam, receberam na segunda-feira, em encontros separados, o embaixador norte-americano em Beirute, Michel Issa, para preparar novas discussões entre o Líbano e Israel, previstas para 14 e 15 de maio, em Washington.

Aoun insistiu na “necessidade de pressionar Israel para que pare os disparos, ponha fim às operações militares e à demolição e arrasamento de casas”, segundo um comunicado da presidência citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Salam solicitou ao diplomata que Washington atue “para pôr fim aos ataques e violações persistentes, com o objetivo de consolidar o cessar-fogo”, anunciou o gabinete do primeiro-ministro libanês.

Israel intensificou os ataques no final da semana e emitiu na segunda-feira uma ordem de evacuação de nove localidades libanesas, sete no sul e duas no leste do país.

A ANI relatou bombardeamentos em várias aldeias nessas regiões, confirmados também por jornalistas da agência AFP no local.

Apesar do cessar-fogo, as forças israelitas e o Hezbollah trocam disparos diariamente, sobretudo no sul do Líbano, onde Israel controla uma faixa com cerca de 10 quilómetros a partir da fronteira.

O Hezbollah reivindicou na segunda-feira novos ataques em território libanês contra o exército israelita, que confirmou que um soldado “morreu em combate” no domingo, elevando para 18 o número de militares mortos desde o início do conflito.

A guerra teve início em 02 de março, quando o Hezbollah lançou foguetes contra Israel para vingar a morte do líder supremo iraniano, o ‘ayatollah’ Ali Khamenei, morto no primeiro dia de uma ofensiva israelo-norte-americana contra Teerão.

Israel respondeu com bombardeamentos massivos e uma incursão terrestre no sul do Líbano.

VQ (PNG) // SB

Lusa/Fim