Ataques israelitas no sul do Líbano causam sete mortos

Beirute, 02 mai 2026 (Lusa) — Ataques aéreos israelitas no sul do Líbano mataram hoje pelo menos sete pessoas e feriram outras, numa altura em que continuam as hostilidades entre Israel e o Hezbollah, apesar de estar em vigor um cessar-fogo.

Os bombardeamentos israelitas no sul do Líbano ocorreram no mesmo dia em que o exército de Israel emitiu um novo aviso de evacuação de nove aldeias do sul.

As forças armadas israelitas e o Hezbollah libanês têm mantido os ataques, apesar do cessar-fogo em vigor desde 17 de abril.

A agência noticiosa estatal libanesa National News Agency (NNA) informou que um ataque aéreo contra um carro na aldeia de Kfar Dajal matou duas pessoas, enquanto outro atingiu uma habitação na aldeia de Lwaizeh, causando três mortos. A NNA relatou ainda um ataque à aldeia de Shoukin que fez duas vítimas mortais.

A porta-voz de língua árabe do exército israelita, tenente-coronel Ella Waweya, escreveu na rede social X que a força aérea de Israel realizou cerca de 50 ataques aéreos nas últimas 24 horas, afirmando que tiveram como alvo infraestruturas e membros do Hezbollah.

O Hezbollah afirmou, por sua vez, ter atacado tropas israelitas reunidas no interior de uma casa na aldeia costeira de Bayed, recorrendo a um drone.

A mais recente guerra entre Israel e o Hezbollah começou a 02 de março, quando o grupo lançou ‘rockets’ contra o norte de Israel, dois dias depois de os Estados Unidos e Israel terem iniciado uma guerra contra o seu principal aliado, o Irão.

Desde então, Israel realizou centenas de ataques aéreos e lançou uma ofensiva terrestre no sul do Líbano, capturando dezenas de cidades e aldeias ao longo da fronteira.

Entretanto, Líbano e Israel realizaram as primeiras conversações diretas em mais de três décadas.

Os dois países estão formalmente em estado de guerra desde a criação do Estado de Israel, em 1948.

AL // JMC

Lusa/Fim