
Lisboa, 19 abr 2026 (Lusa) — O Sporting vai hoje entrar em campo, para o clássico da 30.ª jornada da I Liga de futebol, com o mesmo ‘onze’ que defrontou o Arsenal, enquanto no Benfica o técnico José Mourinho ‘sentou’ Pavlidis.
A ausência do avançado grego, melhor marcador dos ‘encarnados’, é mesmo a grande surpresa em mais um capítulo do eterno dérbi lisboeta, com o croata Ivanovic a aparecer no seu lugar, no encontro que vai decorrer no Estádio José Alvalade.
Pavlidis não falhava um jogo a titular pelo Benfica desde dezembro de 2025, não tendo alinhado de início na receção ao Nápoles, para a Liga dos Campeões, e na visita ao Farense, na Taça de Portugal.
Depois da eliminação nos quartos de final da ‘Champions’ perante o Arsenal, o treinador Rui Borges mantém a equipa inicial que apresentou em Londres, com destaque para a continuidade de Eduardo Quaresma no lado direito da defesa, no lugar do lesionado Fresneda.
O bicampeão nacional vai assim atuar com Rui Silva na baliza, atrás de um quarteto defensivo composto por Quaresma, Maxi Araújo, na esquerda, e Gonçalo Inácio e Diomande como dupla de centrais.
O meio campo pertence ao capitão Hjulmand e ao japonês Morita, com Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Trincão novamente no apoio ao ponta de lança Luis Suárez.
No Benfica, além da entrada de Ivanovic e da surpreendente ausência de Pavlidis, aparentemente por opção técnica, Mourinho fez ainda regressar Tomás Araújo e o norueguês Aursnes, ambos recuperados dos respetivos problemas físicos, para os lugares de António Silva e Rafa.
Os ‘encarnados’ vão subir ao relvado de Alvalade com Trubin na baliza e uma defesa composta por Dedic, na direita, Dahl na esquerda e o capitão Otamendi e Tomás Araújo como centrais.
Aursnes junta-se ao colombiano Richard Ríos e a Leandro Barreiro no meio campo, embora o luxemburguês deva aparecer mais adiantado. Schjelderup e Prestianni vão ser os extremos, com Ivanovic como figura mais adiantada.
O Sporting ocupa o segundo lugar da I Liga com 71 pontos e menos um jogo, enquanto o Benfica é terceiro com 69.
O Sporting-Benfica está agendado para as 18:15 e terá arbitragem de João Pinheiro, da associação de Braga e nomeado como único ‘juiz’ português para a fase final do Mundial2026.
LG // AJO
Lusa/fim
