PSD diz que atual composição do parlamento exige “muita paciência democrática”

Lisboa, 18 mar 2026 (Lusa) – A vice-presidente do PSD Leonor Beleza afirmou hoje que a atual composição do parlamento “é muito diferente” e que as “regras não estão adaptadas” e considerou que é preciso “muita paciência democrática para passar por tudo isso”.

Após uma audiência com o Presidente da República, no Palácio de Belém, Leonor Beleza foi questionada sobre o pacto na saúde pedido por António José Seguro e o impasse na eleição dos órgãos externos ao parlamento, e começou por dizer que “é sabido que as circunstâncias políticas atuais são circunstâncias diferentes daquelas que aconteceram no passado”, em particular na composição da Assembleia da República.

“Essa diferente composição exige comportamentos que também não são necessariamente aqueles do passado, mas que é preciso encontrar pontos de entendimento que permitam que trabalhemos em benefício dos portugueses”, frisou.

Leonor Beleza considerou que “as regras foram estabelecidas no contexto daquilo que acontecia para trás” e, portanto, é “difícil” uma adaptação porque as “regras não estão adaptadas”.

A social-democrata acrescentou ainda que “às vezes os processos democráticos para chegar a decisões são um bocadinho mais difíceis, mais complicados” e exigem “muita paciência democrática” para atravessá-los.

A dirigente do PSD adiantou também que o Presidente da República reafirmou neste encontro o “desejo dele próprio exercer a sua influência” para que os “compromissos necessários venham a acontecer”.

Sobre a audiência, Leonor Beleza falou da importância de um “relacionamento inter-institucional muito frutuoso” e de “estabilidade política”, de forma a que a “legislatura possa chegar ao fim”, acrescentando que esse é o desejo dos portugueses.

O Presidente da República, António José Seguro, recebe hoje PSD, PS, IL e Livre em Belém e os restantes partidos com assento parlamentar na quinta-feira “no âmbito das consultas de início de mandato”.

Estas audiências ocorrem no mesmo dia do debate quinzenal com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, no parlamento, com início marcado para as 15:00.

TS/JF (SMA) // ACL

Lusa / Fim