
Washington, 16 fev 2026 (Lusa) — O Presidente norte-americano criticou hoje o acordo, que considerou inadequado, de energia limpa entre o Reino Unido e o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom.
“O Reino Unido já tem problemas suficientes para se estar a envolver com Gavin ‘Newscum'”, reagiu Donald Trump numa entrevista ao jornal digital Politico, na qual usou o apelido depreciativo com que se costuma referir ao californiano, combinando o apelido com a palavra inglesa “scum”, escória em português.
O memorando de entendimento para cooperar na descarbonização, adaptação às alterações climáticas e inovação verde foi assinado, em Londres, entre Newsom e o secretário de Energia britânico, Ed Miliband, durante a deslocação à Europa do governador democrata, que antes tinha feito uma paragem na Conferência de Segurança de Munique.
O pacto político com duração de cinco anos também inclui uma maior colaboração em parques eólicos marinhos, um dos pontos mais criticados por Trump, que classificou a energia eólica como perdedora, insistindo que as turbinas “destroem paisagens”, prejudicam a economia e encarecem a eletricidade.
O Presidente republicano disse ao Politico que “era inadequado” que Newsom assinasse acordos desse tipo e que os britânicos “negociassem com ele”.
“Se fizessem ao Reino Unido o que ele [Newsom] fez à Califórnia, este não seria um projeto muito bem-sucedido”, advertiu Trump, que rejeitou em várias ocasiões as posições do estado de maioria democrata a favor de combater as alterações climáticas e promover a energia limpa.
Newsom viajou até à Europa, com um grupo de democratas, numa tentativa de contrabalançar a mensagem do Governo de Trump, com posições que afastam Washington dos aliados europeus, entre elas a recente medida do republicano para desregulamentar os gases poluentes de efeito estufa.
O governador da Califórnia reuniu-se com várias personalidades em Munique, incluindo com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e aproveitou a presença para sublinhar o compromisso na luta contra as alterações climáticas.
“Quero ser claro: a administração Trump é temporária. O compromisso da Califórnia não. Ele irá embora dentro de três anos. O nosso objetivo de mitigar as alterações climáticas permanecerá”, afirmou Newsom na capital bávara.
Newsom é uma das figuras mais visíveis da oposição ao líder republicano e é um possível candidato democrata nas eleições presidenciais de 2028.
TAB // EJ
Lusa/Fim
