Filmes “Nova’78” e “As Estações” integram festival de cinema no museu MoMA

Nova Iorque, Estados Unidos, 06 fev 2026 (Lusa) — O filme “Nova’78”, dos realizadores Aaron Brookner e Rodrigo Areias, dá início ao festival de documentário do Museu de Arte Moderna (MoMA), no dia 26 em Nova Iorque (EUA).

De acordo com a programação anunciada pelo MoMA, o festival Doc Fortnight deste ano — de 26 de fevereiro a 11 de março — terá 33 filmes de “cineastas emergentes ou já reconhecidos no campo da não-ficção”.

“Nova’78” é um documentário luso-britânico de arquivo, coassinado pelo português Rodrigo Areias e pelo norte-americano Aaron Brookner, a partir de filmagens do encontro de contracultura “Nova Convention”, ocorrido em 1978 em Nova Iorque, com nomes como William S. Burroughs, Patti Smith, Allen Ginsberg, Frank Zappa, Laurie Anderson e John Cage.

O filme, já exibido em vários festivais e que conta com banda sonora de The Legendary Tigerman, é apresentado pelo MoMA como “uma viagem emocionante ao coração da contracultura dos anos 1970”; e na primeira sessão em Nova Iorque estará Aaron Brookner.

O Doc Fortnight contará ainda com o filme “As Estações”, primeiro documentário da realizadora lusofrancesa Maureen Fazendeiro, filmado integralmente no Alentejo, com depoimentos de trabalhadores rurais e notas de campo de um casal de arqueólogos, cruzados com imagens de arquivo amador e desenhos científicos, lendas, poemas e canções.

O filme “é uma viagem pela história real e inventada de uma região de Portugal, o Alentejo, e dos povos que ali viveram”, refere a produtora O Som e a Fúria.

No festival do MoMA destaque ainda para a inclusão do documentário “Amílcar”, sobre o político africano independentista Amílcar Cabral, feito pelo realizador espanhol Miguel Eek, com coprodução portuguesa.

O filme resulta de cinco anos de trabalho em torno de “uma figura polémica que desperta opiniões diversas tanto na Guiné-Bissau como em Cabo Verde e Portugal”, escreveu o realizador Miguel Eek na sua página oficial.

“Amílcar” é uma coprodução entre Espanha, França, Suíça, Cabo Verde e Portugal, pela Lx Films, e conta com direção de fotografia de João Pedro Plácido.

SS (TDI) // TDI

Lusa/fim