
Roma, 01 fev 2026 (Lusa) — O Presidente da República saudou hoje as medidas anunciadas pelo Governo para fazer face aos efeitos da tempestade Kristin e prometeu acompanhar a sua execução “a par e passo”, partilhando informação com o seu sucessor.
Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas à chegada a Roma, onde irá jantar hoje com o Presidente de Itália, Sergio Mattarella, antes do seu encontro com o Papa Leão XIV, no Vaticano, na segunda-feira.
Questionado sobre as medidas hoje aprovadas em Conselho de Ministros, entre as quais a prorrogação da situação de calamidade nos municÃpios mais afetados pela tempestade, o chefe de Estado respondeu que “em boa hora o fez”, disse que sabia disso desde sábado e que conhece “as medidas todas que foram aprovadas”.
“E não há dúvida que estas medidas têm uma panóplia de intervenções impressionante, desde as moratórias relativamente à s dÃvidas — à s dÃvidas privadas, à s dÃvidas à Segurança Social, à s dÃvidas ao fisco — até ao apoio imediato à s pessoas relativamente à quilo que são as intervenções mais urgentes no domÃnio do alojamento, no domÃnio dos telhados, no domÃnio de começo da reconstrução das casas”, acrescentou.
O Presidente da República destacou também a aprovação de “medidas urgentes de apoio à s empresas” e de “linhas de crédito, as mais variadas” e referiu que, “ao mesmo tempo”, o Governo PSD/CDS-PP está “a negociar com a Comissão Europeia aquilo que podem ser os fundos utilizáveis para financiamentos e para empréstimos”.
Interrogado se será vigilante em relação à execução dessas medidas até ao fim do seu mandato, Marcelo Rebelo de Sousa declarou: “São 35 dias em que vou acompanhar a par e passo aquilo que vier a ser feito”.
O chefe de Estado adiantou que esta será uma das “matérias prioritárias” do “dossiê de passagem de poderes” para o Presidente que for eleito no domingo — dia da segunda volta das eleições presidenciais, disputada entre António José Seguro e André Ventura — para “acompanhamento muito de perto” pelo seu sucessor, mesmo ainda antes da sua entrada em funções.
IEL // PSC
Lusa/Fim



