Alisson “é jogador do Sporting” e “está convocado” para o Nacional — Rui Borges

Alcochete, Setúbal, 31 jan 2026 (Lusa) — O treinador Rui Borges assegurou hoje que o brasileiro Alisson ainda “é jogador do Sporting” e “está convocado” para o encontro com o Nacional, da I Liga de futebol, mas desdramatizou a possível saída do avançado.

“Se tiver de sair, sai. Seja o Alisson, seja outro. É o mercado, o valor de mercado, é mérito de toda a equipa, que se tem valorizado”, desabafou o técnico, em conferência de imprensa, em Alcochete, questionado sobre notícias que dão conta do interesse do Nápoles no jogador.

Contratado na época passada aos brasileiros do Figueirense, depois de meia época emprestado à União de Leiria, da II Liga portuguesa, Alisson teve um papel decisivo no apuramento direto do Sporting para os oitavos de final da Liga dos Campeões, competição em que fez todos os seus três golos nesta época.

Na quarta-feira, na visita ao Athletic Bilbau, marcou o golo da vitória (3-2), no período de compensação, que ‘selou’ o apuramento direto para os oitavos de final, depois de já ter ‘faturado’, também, nos triunfos caseiros frente ao Kairat (4-1) e ao Marselha (2-1).

A imprensa de hoje noticia a insistência do Nápoles em contratar o avançado aos ‘leões’, mas Borges recusou comentar essa possibilidade.

“Até ao momento é jogador do Sporting, está convocado para amanhã [no domingo], por isso, não me vou alongar muito”, concluiu.

Noutro momento da conversa com os jornalistas, Borges frisou que não avalia o jogador apenas “pelo remate que tem ou porque fez dois golos para a ‘Champions'” e, embora reconhecendo que “Alisson tem um potencial enorme”, lembrou que “tem de crescer em alguns sentidos”, principalmente nos jogos internamente”.

“O Alisson, nas tomadas de decisão nos jogos internos [das competições nacionais], se joga contra blocos baixos e já não há tanto ‘um para um’, tem de tomar decisões mais simples, mais limpas. Na ‘Champions’ já tem mais espaço, ‘um para um’, já vai buscar mais aquilo em que é bom, é forte, mas tem de ter esse crescimento”, analisou.

O treinador dos bicampeões nacionais falou sobre a possibilidade de Alisson rumar ao Nápoles em conferência de imprensa de antevisão do encontro com o Nacional, realizada na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete.

O Sporting recebe o Nacional, em partida da 20.ª jornada da I Liga com início às 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e arbitragem de Ricardo Baixinho, da associação de Lisboa.

A equipa orientada por Rui Borges segue em segundo lugar no campeonato e procura, pelo menos, manter a distância de sete pontos para o líder, o FC Porto, que visita na próxima ronda.

Já o Nacional, orientado por Tiago Margarido, segue em 11.º lugar e vem de uma concludente vitória sobre o Rio Ave (4-0), a única nos últimos cinco encontros do campeonato.

 

SYL // JP

Lusa/Fim