Novo benefício ‘Canada Groceries and Essentials Benefit’ visa aliviar despesas

Foto: Mark Carney Facebook

O executivo federal criou o ‘Canada Groceries and Essentials Benefit’, que substitui e amplia o antigo crédito GST, com o objetivo de aliviar as despesas com compras e bens essenciais para famílias de baixos e modestos rendimentos.

O plano tem duas componentes principais. A primeira é um pagamento extra único, equivalente a 50 % do valor anual do crédito em 2025-26, a ser entregue na primavera ou, no máximo, até Junho.

Em simultâneo, o benefício regular será aumentado em 25 % durante cinco anos a partir de Julho, indexado à inflação, com pagamentos trimestrais para melhorar o suporte financeiro contínuo.

Estima-se que mais de 12 milhões de canadianos e canadianas serão elegíveis para receber este apoio, com valores que, combinados, chegam a cerca de $1 890 para uma família com dois filhos e até $950 para um indivíduo em 2026-27.

Os beneficiários não precisam de novo pedido; bastará terem entregue as declarações fiscais de 2024 e 2025 para receber tanto o pagamento único como os valores reforçados a partir de Julho.

O governo também anunciou ações adicionais para reduzir os custos de produção e distribuição de alimentos. Foram alocados centenas de milhões de dólares para ajudar empresas a absorver choques nas cadeias de abastecimento sem repassar os custos aos consumidores e para apoiar pequenas e médias empresas e organizações comunitárias ligadas à segurança alimentar.

Medidas incluem ainda um fundo dedicado à segurança alimentar local e incentivos fiscais imediatos para estruturas de produção agrícola, com o objetivo de aumentar a oferta doméstica e criar mercados mais competitivos.

Estas iniciativas fazem parte de um esforço mais amplo para responder às elevadas pressões de preços, reforçar a resiliência económica e tornar os bens essenciais mais acessíveis para as famílias canadianas.