
Damasco, 16 jan 2026 (Lusa) – O Presidente interino da SÃria, Ahmad al-Sharaa, concedeu hoje direitos nacionais aos curdos, incluindo o reconhecimento oficial da lÃngua curda, numa altura em que o exército sÃrio está envolvido em combates com as forças curdas no norte.
Num decreto emitido na noite de hoje, al-Sharaa proclama o curdo como “lÃngua nacional”, que pode ser ensinada nas escolas públicas em áreas onde esta minoria tem uma forte presença.
Estabeleceu também o ‘Nowruz’, o Ano Novo Curdo celebrado a 21 de março, como feriado oficial.
O texto também concede nacionalidade aos curdos, cerca de 20% dos quais tinham sido privados da cidadania após um controverso recenseamento em 1962.
“Os cidadãos curdos sÃrios são uma parte essencial e autêntica do povo sÃrio, e a sua identidade cultural e linguÃstica é parte integrante da identidade nacional sÃria”, afirma o decreto.
Os curdos sofreram décadas de marginalização e opressão por regimes anteriores na SÃria.
Esta minoria aproveitou o caos da guerra civil (2011-2024) para conquistar vastos territórios no norte e nordeste da SÃria – incluindo campos de petróleo e gás – após derrotar o grupo extremista Estado Islâmico (EI) com o apoio de uma coligação multinacional.
O anúncio do Presidente sÃrio surge enquanto as forças armadas estão envolvidas em combates com as forças curdas numa zona do norte do paÃs, depois de as ter desalojado da cidade de Alepo na semana passada.
As negociações para implementar um acordo assinado em março de 2025 entre Damasco e os curdos, com o objetivo de integrar as suas instituições civis e militares no Estado sÃrio, encontram-se atualmente num impasse.
Â
JH // RBF
Lusa/Fim



