Pausas no trabalho são importantes para saúde física e mental

Foto: Pexels

Numa cultura que muitas vezes prioriza a produtividade em detrimento do bem-estar mental, às vezes pode ser difícil para as pessoas fazerem pausas. Os especialistas dizem que uma pausa, se feita da forma certa, é fundamental para se manter feliz e saudável no trabalho. 

A Escola de Gestão de Recursos Humanos da Universidade de York publicou uma revisão sistemática em 2022 sobre como as pausas no trabalho afetam o desempenho profissional e o bem-estar.

Os autores descobriram que a forma como se vive a pausa pode ser tão importante como o que se faz. Especialistas em saúde mental dão dicas importantes a ter em conta na hora de fazer uma boa pausa.

Fazer pausas mais frequentes ao longo do dia é mais eficaz para o nosso bem-estar do que uma pausa longa, sendo mais benéfico pausas de 5 a 10 minutos a cada uma hora e meia. Além disso, é importante que utilize a pausa para fazer algo diferente do seu trabalho, como algo relaxante – meditar, alongar-se, ler um livro, ver televisão – ou algo que recarregue energias – como fazer exercício, conversar com um colega ou fazer tarefas domésticas, se trabalhar a partir de casa.

A análise mostra ainda que passar tempo na natureza durante uma pausa pode aumentar o bem-estar.   

Evitar as redes sociais também contribui para uma pausa mais eficaz, sendo mais importante optar por alguma atividade física, nem que seja incorporar movimentos ao seu trabalho, como uma simples caminhada até à mesa de um colega para fazer uma pergunta pessoalmente.

Pausas ativas trazem benefícios, tanto físicos como psicológicos, ao mesmo tempo que podem reduzir a pressão arterial, diminuir o risco de diabetes tipo 2 e aumentar a resistência óssea e o equilíbrio. 

Planear as pausas é igualmente importante. Definir alarmes no telemóvel pode ser uma solução simples e eficaz.

Ao mesmo tempo, é importante que os empregadores sejam abertos e atentos às necessidades dos seus empregados, devendo inclusive eles próprios mudar as suas pausas individuais e incentivar os seus funcionários a fazerem o mesmo.