
Caracas, 14 jan 2026 (Lusa) – A Presidente interina da Venezuela afirmou hoje que o paÃs vive “uma nova era polÃtica”, após os Estados Unidos terem capturado Nicolás Maduro, ao anunciar a libertação, até agora, de 406 presos polÃticos.
“A mensagem é a de uma Venezuela que se está a abrir a uma nova era polÃtica, uma era que permite compreensão apesar das diferenças e através da diversidade ideológica e polÃtica”, disse Delcy RodrÃguez, na primeira declaração à imprensa desde que assumiu o poder, depois da captura de Maduro, em 03 de janeiro, numa operação militar dos Estados Unidos.
A lÃder venezuelana anunciou que Caracas libertou 406 presos polÃticos desde dezembro, num processo que, referiu, foi iniciado por Maduro.
“O objetivo é abrir espaços polÃticos, foi o objetivo definido pelo Presidente [Nicolás Maduro] em dezembro de 2025, quando ocorreram 194 libertações”, declarou, falando num púlpito no palácio presidencial de Miraflores, sede do executivo, ao lado do presidente do parlamento e irmão, Jorge RodrÃguez, e o ministro do Interior e da Justiça, Diosdado Cabello.
O processo de libertação “ainda não foi concluÃdo” e “permanece em curso”, garantiu.
Na terça-feira, os opositores venezuelanos MarÃa Corina Machado e Edmundo González Urrutia acusaram o Governo interino da Venezuela de não cumprir a anunciada libertação de presos polÃticos, sem a qual “não pode haver transição” no paÃs.
“Cinco dias depois de o regime ter anunciado oficialmente uma alegada libertação em massa de presos polÃticos, não há provas de que tal medida esteja a ser realizada: o número de 116 libertações divulgado pelo regime na segunda-feira, 12 de janeiro, não reflete a realidade no terreno”, declararam Machado e González num comunicado publicado nas redes sociais.
Delcy RodrÃguez foi vice-presidente de Maduro desde 2018, dirigindo o temido serviço secreto da Venezuela e a crucial indústria petrolÃfera do paÃs, que detém as maiores reservas do mundo.
Advogada e polÃtica de 56 anos, RodrÃguez tomou posse como presidente interina dois dias depois de militares norte-americanos terem capturado Maduro, sob ordens do Presidente norte-americano, Donald Trump, que afirmou que os EUA iam gerir a Venezuela.
Apesar de a ter sancionado por violações dos direitos humanos durante o primeiro mandato (2017-2021), Trump recrutou RodrÃguez para ajudar a garantir o controlo dos EUA sobre as vendas de petróleo da Venezuela.
JH (ANC) // EJ
Lusa/Fim



