João Henriques acredita que AVS pode trazer pontos do reduto do FC Porto

Vila das Aves, Porto, 28 dez 2025 (Lusa) — O treinador João Henriques colocou hoje toda a responsabilidade de ganhar no FC Porto, mas frisou que o plantel do AVS “tem confiança no que pode fazer” no ‘Dragão’, segunda-feira, na 16.ª jornada da I Liga de futebol.

A equipa de Vila das Aves ainda não venceu esta temporada no campeonato e ocupa a última posição, defrontando o líder FC Porto que ainda não perdeu e só desperdiçou pontos num empate.

Na conferência de imprensa de antevisão da partida, o treinador da equipa avense disse sentir que os jogadores “estão a ir na onda de acreditar que é possível” a recuperação e confia num bom resultado no reduto portista.

“É um jogo que retira muito o peso da responsabilidade, porque 100 por cento da responsabilidade está do lado do adversário. Hoje, toda a gente, à exceção do grupo de trabalho [do AVS], pensa que vamos perder no Dragão, mas o grupo tem confiança no que pode fazer”, frisou.

João Henriques elogiou o FC Porto, nomeadamente a intensidade do seu futebol: “Obviamente sabemos do grau de dificuldade que vamos enfrentar e se ninguém a conseguiu vencer no campeonato até hoje é porque não é fácil”.

“Em 10 jogos com estas equipas, perdem-se oito, empata-se um e ganha-se outro: pode ser este, que esteja lá o empate ou a vitória”, referiu o técnico.

Os avenses empataram na última ronda, 2-2 com o Nacional, mas estiveram a vencer por 2-0 e o treinador retirou muitas sensações positivas.

“Até posso partilhar convosco que da análise vídeo que fiz do jogo optei por salientar só as coisas boas e tive que cortar muito tempo para que o vídeo fosse curto, o que quer dizer que já fizemos coisas muito boas já”, contou.

O técnico frisou, contudo, que o momento da equipa na tabela classificativa com o avançar das jornadas fez com que, quando sofreu um golo, tivessem surgido “fantasmas” e “o receio de voltar a não ganhar”.

“Os jogadores podem fazer mais do que fizeram até hoje, eles sabem disso, já passaram por outros momentos e outras épocas e apresentaram outra qualidade, e coletivamente também. São momentos muito especiais, mas estas reações são bons indicadores”, disse.

Para sair do último lugar, os jogadores devem focar-se na tarefa, referiu.

“Se fizermos as coisas bem estaremos mais perto de vencer. A equipa tem pela frente 19 jogos, vai ganhar com certeza, perder e empatar, mas o campeonato é muito longo e há momentos. Há equipas que respiram confiança, vou dar o exemplo do Gil Vicente, que teve um início muito bom, mas está há cinco jogos sem vencer”, disse.

Rúben Semedo, castigado, é baixa nos avenses, tal como Diego Duarte e Molina, lesionados. O central Ponck está ainda em dúvida.

AVS, 18.º e último classificado, com quatro pontos, e FC Porto, primeiro, com 43, defrontam-se a partir das 20:15 de segunda-feira, no Estádio do Dragão, no Porto, jogo que será arbitrado por Bruno Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo.

GYS // AO.

Lusa/Fim.