Cabo Verde e UE assinam acordo de 33,3 ME para modernização de portos estratégicos

Praia, 18 dez 2025 (Lusa) – O Governo cabo-verdiano e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram hoje um acordo de subvenção no valor de 33,3 milhões de euros, destinado ao programa nacional de investimentos portuários e de economia azul.

“Acabo de assinar, em representação do Governo de Cabo Verde, um acordo de subvenção de investimento com o Banco Europeu de Investimento, no montante de 33,3 milhões de euros, no âmbito do projeto ‘economia azul de Cabo Verde – portos sustentáveis'”, integrado na iniciativa Global Gateway da União Europeia, anunciou o vice-primeiro-ministro, Olavo Correia.

A subvenção, financiada pela União Europeia (UE) e gerida pelo BEI, visa apoiar um programa nacional orientado para a modernização das infraestruturas portuárias, a transição energética e o reforço da resiliência climática do setor marítimo-portuário.

O projeto prevê a expansão e requalificação de portos estratégicos do país, nomeadamente o Porto Grande, na ilha de São Vicente, o Porto Novo em Santo Antão e o Porto da Palmeira no Sal, bem como intervenções no Porto da Praia, na capital do país, nas áreas da produção de energia renovável e da eficiência energética.

Igualmente previstas estão infraestruturas preparatórias para o fornecimento de energia elétrica a navios atracados para reduzir emissões e impactos ambientais.

O programa inclui ainda a reabilitação e modernização do principal estaleiro naval do país, Cabnave em São Vicente, através da melhoria de infraestruturas e da aquisição de equipamentos, reforçando a capacidade nacional de manutenção e reparação naval.

Complementarmente, o projeto contempla a instalação de sistemas fotovoltaicos em vários portos, incluindo Praia, Mindelo, Porto Novo e Palmeira, bem como a implementação de medidas de gestão ambiental e social em todo o sistema portuário nacional.

Segundo Olavo Correia, no acordo reafirma-se “a parceria estratégica entre Cabo Verde, a União Europeia e o Banco Europeu de Investimento, refletindo a confiança dos parceiros internacionais na visão de longo prazo do país para uma economia azul sustentável, resiliente e inclusiva”.

O acordo surge poucos dias depois de a UE ter assinado com Cabo Verde um acordo de 20 milhões de euros, destinado a reforçar reformas estruturantes, gestão das finanças públicas e setores estratégicos como energia, transportes e o digital.

 

RS // JMC

Lusa/Fim