
Quase todos os dias os telemóveis dos canadianos recebem mensagens que parecem ser enviadas pelo seu banco, pelo Canada Post ou até mesmo pela Canada Revenue Agency (CRA).
Embora a maioria das pessoas saiba que não se deve clicar em links que possam ser fraudulentos, uma nova pesquisa de cibersegurança da Equifax revelou que a fraude está a tornar-se uma ameaça real para muitos canadianos e que mais pessoas estão preocupadas em ser acidentalmente hackeadas e perder dinheiro.
Os golpes chegam por SMS, e-mail e redes sociais, e estão a ficar cada vez mais difíceis de distinguir se são reais ou não.
A pesquisa da Equifax descobriu que um em cada três canadianos recebeu ofertas de emprego fraudulentas ou mensagens de texto falsas da CRA nos últimos três meses. A pesquisa mostrou ainda que 75% dos canadianos se preocupam em ser hackeados, 13% admitem ter clicado num link fraudulento e 6% já tiveram a sua identidade roubada.
Para ajudar a educar os canadianos sobre como se proteger e reconhecer fraudes, há um novo site que faz parte de uma campanha nacional de consciencialização lançada pela Canadian Anti-Scam Coalition (Coligação Canadiana Antifraude): o Standagainstscams.ca.
Mas a mensagem principal para a prevenção é um processo de três etapas: parar e pensar; verificar se é legítimo e, se não tiver a certeza, perguntar a familiares e amigos; e falar e partilhar detalhes sobre fraudes para proteger outras pessoas.
