Banco do Canadá mantém taxa de juro principal inalterada

Foto: X Bank of Canada

O Banco do Canadá manteve a sua taxa de juro de referência inalterada a 10 de dezembro, sinalizando que o nível de 2,25% é adequado para equilibrar o controlo da inflação e o crescimento da economia.

A manutenção da taxa ocorre após o crescimento do emprego e da economia terem surpreendido positivamente recentemente, reforçando a posição do banco de que não são necessários novos cortes neste momento, bem como as expetativas do mercado de que não haverá novas alterações nas taxas no curto prazo.

O governador do Banco do Canadá, Tiff Macklem, afirmou que a economia continua resiliente, uma vez que os níveis gerais de tarifas sobre os produtos que vão para os Estados Unidos da América (EUA) permanecem baixos. Sublinhou, no entanto, que o caminho a seguir não é claro.

Macklem afirmou ainda que as questões comerciais, incluindo a próxima revisão do acordo comercial, continuam a afetar o investimento empresarial, embora os impactos sejam especialmente sentidos em setores específicos como aço, alumínio, automóveis e madeira.