
A Statistics Canada informou esta sexta-feira, 5 de dezembro, que a economia criou 54 mil novos postos de trabalho em novembro, contrariando as expetativas dos economistas, que previam uma pequena perda.
A taxa de desemprego caiu para 6,5% em novembro, marcando uma segunda queda mensal consecutiva. A Statistics Canada informou que havia 26 mil pessoas a menos no mercado de trabalho no mês passado, o que contribuiu para a redução da taxa de desemprego.
A economia criou 181 mil empregos de setembro a novembro.
A maior parte do crescimento do emprego veio do trabalho a tempo parcial, que, segundo a agência, superou os ganhos no emprego a tempo inteiro nos últimos três meses.
Os jovens entre 15 e 24 anos também impulsionaram o aumento do emprego no mês passado, após lidarem com um mercado de trabalho difícil até agora em 2025. A Statistics Canadá disse que esse grupo demográfico adicionou 50 mil empregos em novembro.
A taxa de emprego dos jovens ficou em 55,3% em novembro, um aumento de 1,7 pontos percentuais em relação ao mínimo histórico registado em julho.
O setor de saúde e assistência social liderou os ganhos no mês passado, com a criação de 46 mil vagas, enquanto os setores de alimentação e hotelaria e de recursos naturais também registaram aumento de empregos.
