Mais crianças com gripe estão a recorrer às urgências no Canadá

Foto: Envato

Os hospitais pediátricos no Canadá estão a receber um número muito elevado de crianças com gripe. A época gripal começou mais cedo e está a atingir os mais novos com força, com especial impacto em Ontário e no Quebec.

No Children’s Hospital of Eastern Ontario (CHEO), em Ottawa, oito vezes mais crianças testaram positivo em novembro do que no mesmo mês de 2024, e o número de internamentos duplicou. Na segunda-feira, 1 de dezembro, quase 300 crianças passaram pelas urgências num só dia.

Outros hospitais, como o Montreal Children’s, também estão a receber mais de 200 crianças por dia, muitas com gripe A. No CHEO, a maioria das crianças não tinha tomado a vacina sazonal, e os médicos reforçam o apelo à vacinação antes das férias de inverno.

Dados de um programa nacional de vigilância mostram que, em hospitais pediátricos, a percentagem de testes positivos à gripe A subiu de 35% para 43% na semana de 23 de novembro.

Especialistas avisam que o pico da época gripal é esperado ainda em dezembro e que os surtos podem espalhar-se rapidamente pelo país.