
O relatório anual sobre os preços dos alimentos de 2026 revelou que as despesas dos canadianos com alimentação vão aumentar em 2026.
A versão deste ano do relatório, produzido pela Universidade Dalhousie em colaboração com outras universidades do Canadá, foi divulgada a 4 de dezembro.
Segundo o relatório, as despesas com alimentação devem aumentar até cerca de mil dólares em 2026, com aumentos de preços dos alimentos a variar entre 4% e 6%.
Para uma família de quatro pessoas, segundo o relatório, os gastos com alimentação podem alcançar cerca de 17.571,79 dólares em 2026.
Estas projeções dão continuidade a uma tendência de subida dos preços dos alimentos no Canadá, com um aumento geral de 27% nos últimos cinco anos.
O relatório justifica os aumentos previstos com a disputa comercial em curso com os Estados Unidos da América (EUA), juntamente com mudanças no cenário da indústria alimentícia e de comércio, nos mercados de trabalho, alterações políticas, a perspectiva para o dólar canadiano e as mudanças climáticas.
