
Genebra, Suíça, 04 dez 2025 (Lusa) — Israel poderá participar no Festival Eurovisão da Canção 2026, marcado para maio, na Áustria, caso assim entenda, foi hoje decidido durante a assembleia-geral da União Europeia de Radiodifusão (UER), a decorrer na Suíça.
De acordo com a UER, num comunicado partilhado ao final da tarde de hoje no ‘site’ oficial daquele organismo, “todos os membros da UER que desejem participar no Festival Eurovisão da Canção 2026 e concordem em cumprir as novas regras são elegíveis para participar”.
Os membros da UER, estações públicas de vários países europeus, votaram hoje, em escrutínio secreto, sobre se “estavam suficientemente satisfeitos com as novas medidas e salvaguardas anunciadas no mês passado, sem votar sobre a participação no evento do próximo ano”.
“A grande maioria concordou que não era necessário realizar uma nova votação sobre a participação e que o Festival Eurovisão da Canção 2026 deveria decorrer como previsto, com as salvaguardas adicionais em vigor”, lê-se no comunicado.
JRS // MAG
Lusa/Fim
