
Vila Nova de Famalicão, Porto, 03 dez 2025 (Lusa) – O treinador Francesco Farioli garantiu hoje que o FC Porto quer “fazer o melhor possível” frente ao Vitória de Guimarães, na quinta-feira, no derradeiro encontro dos quartos de final da Taça da Liga de futebol.
O FC Porto procura alcançar as meias-finais de uma competição que só venceu uma vez, em 2022/23, e Farioli afirmou que a ambição passa por dar “a melhor resposta possível”, apesar do desgaste acumulado e das limitações físicas no plantel.
“Os últimos jogos foram para diferentes competições, há muitos livros em cima da mesa, mas é outra prova, o desejo é fazer o melhor possível, compreendendo o momento da equipa. Só vencemos uma vez e vamos tentar fazer algo diferente”, disse o técnico.
Sobre a eventual gestão do plantel, o treinador explicou que dependerá das avaliações médicas: “Tivemos jogadores com alguns problemas, especialmente nos joelhos. Precisamos de avaliar isso antes de decidir o ‘onze’, para preservar a integridade dos jogadores. O importante é vencer”.
Apesar das dúvidas no ataque, o técnico assumiu que o clube está a “tentar de tudo para recuperar os jogadores”, mas mostrou-se confiante de que “quem entrar vai aproveitar a oportunidade”.
O italiano classificou como “muito positiva” a época até agora, destacando a mudança de mentalidade do grupo desde julho, mas alertou que “o trabalho está longe de estar feito”, lembrando as diferenças pontuais para Sporting e Benfica nas últimas épocas.
Farioli elogiou ainda a Gala Dragões de Ouro, que considerou “única” e um momento importante para compreender “o amor pelo FC Porto”.
Quanto à escolha do guarda-redes para esta competição, disse que só decidirá o dono da baliza no dia do jogo: “Tenho três guarda-redes experientes, líderes, exemplos para os mais jovens. Infelizmente, só pode jogar um”.
Alan Varela está “totalmente recuperado”, confirmou Farioli, enquanto a utilização de Luuk de Jong “será mais difícil” e a Deniz Gül ainda incerta.
O treinador elogiou ainda o momento do Vitória de Guimarães, que definiu como uma equipa “forte taticamente” e capaz de apresentar “diferentes cenários” em campo.
O encontro entre FC Porto e Vitória de Guimarães está marcado para quinta-feira, às 20:15, no Estádio do Dragão, sendo que o vencedor juntar-se-á a Sporting, Benfica e Sporting de Braga na ‘final four’ – que terá lugar entre 06 e 10 de janeiro, em Leiria – e irá encontrar os ‘leões’ nas meias-finais.
JYA // MO
Lusa/fim
