Sobe para 174 número de mortos devido a inundações na Indonésia

Pandang, Indonésia, 28 nov 2025 (Lusa) – O número de mortos devido a inundações repentinas e deslizamentos de terra na ilha de Sumatra, na Indonésia, subiu hoje para 174, além de outras 79 pessoas desaparecidas, disseram as autoridades indonésias.

As autoridades disseram anteriormente que 84 pessoas tinham morrido devido às inundações que atingem o país há dias.

Os socorristas enfrentaram dificuldades devido a pontes e estradas danificadas e à falta de equipamento pesado.

O número de mortos na província de Sumatra do Norte subiu para 116, enquanto 35 pessoas morreram em Aceh.

Os socorristas também recuperaram 23 corpos em Sumatra Ocidental, disse o chefe da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Suharyanto.

Um ciclone tropical deverá continuar a atingir o país do sudeste asiático durante dias, informou a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia.

As chuvas das monções fizeram com que os rios transbordassem na província de Sumatra do Norte na terça-feira. As tempestades devastaram aldeias nas encostas das montanhas, arrastou pessoas e submergiu mais de 3.200 casas e edifícios, informou a Agência Nacional de Gestão de Desastres.

Cerca de 3.000 famílias desalojadas procuraram abrigo em centros de acolhimento governamentais. Noutras partes da ilha, nas províncias de Aceh e Sumatra Ocidental, milhares de casas foram inundadas, muitas até ao telhado, informou a agência.

Grande parte do sudeste asiático enfrenta inundações e deslizamentos de terra neste início da estação das chuvas.

Pelo menos 145 pessoas morreram nas cheias que atingiram o sul da Tailândia, anunciou hoje um porta-voz do Governo tailandês em uma conferência de imprensa. A província de Songkhla foi a mais afetada, com 100 mortes.

No Sri Lanka, o exército foi mobilizado hoje para auxiliar as vítimas das inundações e deslizamentos de terras que fizeram 56 mortos e 21 desaparecidos.

CSR// APN

Lusa/Fim