Legalização da cannabis resulta em receita fiscal de mais de 5,4 mil milhões para governos nacionais

Foto: Pexels

Os governos federais e provinciais arrecadaram mais de 5,4 mil milhões de dólares em receitas fiscais provenientes da cannabis desde que a droga foi legalizada para uso recreativo em outubro de 2018.

O Governo federal arrecadou 1,2 mil milhões de dólares, com os restantes 4,2 mil milhões de dólares a irem para os cofres provinciais.

Ontário arrecadou a maior parte da receita provincial, com 1,5 mil milhões de dólares. Alberta ficou em segundo lugar, com pouco mais de 1 mil milhão de dólares, apesar de ter menos de um terço da população de Ontário.

A nível de receita tributária per capita, Alberta arrecadou o maior valor de todas as províncias desde que a cannabis recreativa foi legalizada, arrecadando cerca de 210 dólares por pessoa.

Já o Quebec tem a menor participação per capita na receita tributária da cannabis recreativa, com apenas 55,31 dólares por pessoa desde outubro de 2018.

A divulgação dos valores surgiu em resposta a uma pergunta apresentada na Câmara dos Comuns pelo deputado conservador do Quebec Luc Berthold, que solicitou uma discriminação das receitas fiscais provenientes da cannabis e das despesas com programas de prevenção associados.