
Amesterdão, 24 nov 2025 (Lusa) — O treinador José Mourinho considerou hoje que é fundamental para o Benfica vencer o Ajax, na Liga dos ‘Campeões’ de futebol, e tentar amealhar os primeiros pontos para manter viva a esperança de atingir o play-off.
Os neerlandeses e as ‘águias’ são as piores equipas na atual edição da ‘Champions’, as duas únicas sem qualquer ponto somado em quatro jogos, num total de 36 clubes que disputam a competição, pelo que só o triunfo interessa, em Amesterdão.
“Acho que sim [é uma final]. As duas equipas estão exatamente na mesma situação e não me preocupei em perceber o calendário que o Ajax terá depois deste jogo. Este jogo é fundamental para as duas equipas”, declarou o técnico ‘encarnado’, na conferência de imprensa de antevisão ao encontro da quinta jornada da fase de liga da prova.
E acrescentou: “Nove pontos, eventualmente, podem ser suficientes. Mesmo quem perca ainda poderá qualificar-se com três vitórias, mas olhando para a dificuldade dos nossos jogos, considero que amanhã [terça-feira] é fundamental para nós ganhar”.
Para somar os primeiros pontos na principal competição de clubes da UEFA, ‘Mou’ deixou claro que só será possível se a equipa estiver no “máximo da concentração e motivação”.
“Tal como nós não são equipa para zero pontos. Espero que a minha equipa amanhã [terça-feira] dê o seu máximo, esteja no seu máximo da concentração e motivação. É uma questão de ganhar para poder ter esperança de nos qualificarmos e não há maior motivação do que essa”, argumentou.
O regresso do médio Manu Silva à lista de convocados foi um tema falado na conferência, embora a sua eventual utilização, uma vez que está sem competir desde fevereiro, dependa das necessidades da equipa.
“O Manu [Silva] não tem 90 minutos. Obviamente que não começa o jogo. Não vem para fazer turismo, nem para fazer numero e bater palmas. Vem para poder jogar. Se tivermos necessidade, jogará, mas ainda apresenta alguns condicionalismos. Pode jogar, a recuperação da lesão é total, é um jogador que nós precisamos e é bem-vindo”, contou.
Na mesma conversa com os jornalistas, o avançado grego Vangelis Pavlidis fez igualmente a antevisão ao desafio, recordando a sua passagem pelos Países Baixos, onde vestiu as ‘cores’ do Williem II, durante dois anos e meio, e do Az Alkmaar, por três anos, antes de assinar pelas ‘águias’.
“O importante é ajudar a equipa a ganhar, seja a marcar golos, a correr ou a assistir. Sinto-me bem, estou feliz por estar de volta aqui, por jogar na Champions e num estádio que conheço bem. O Ajax tem bons jogadores e vai ser um jogo difícil”, anteviu.
Ajax e Benfica jogam na terça-feira, a partir das 17:45 (hora em Lisboa), na Arena Johan Cruyff, sob arbitragem do alemão Sven Jablonski.
AJC // AO
Lusa/Fim
