
Lisboa, 19 nov 2025 (Lusa) – O índice de preços na produção industrial (IPPI) desceu 2,8% em outubro, face ao mesmo mês de 2024, determinada pelos bens intermédios, bens de consumo e energia, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados hoje.
A descida homóloga do índice em outubro foi menos acentuada em 0,9 pontos percentuais do que a observada no mês anterior, salientou o INE.
Esta contração foi determinada pelos bens intermédios, bens de consumo e energia, refletindo diminuições dos preços de 4,4%, 3,1% e 3%, respetivamente.
“Nos dois primeiros agrupamentos, a diminuição foi bastante influenciada pela evolução do preço do azeite e da pasta, papel e cartão”, realçou a entidade.
Já os bens de investimento apresentaram um aumento dos preços de 2,1% em outubro, depois de uma subida de 1,9% no mês anterior.
Em termos de variação mensal, os preços na produção industrial aumentaram 0,3% em outubro, que compara com uma redução de 0,7% no mesmo mês de 2024.
Esta variação positiva deveu-se aos agrupamentos de energia e bens de investimento, que contribuíram respetivamente com 0,3 e 0,1 pontos percentuais para o total, devido a crescimentos de 1,7% e 0,5%.
MPE // MSF
Lusa/Fim
