
HelsÃnquia, 18 nov 2025 (Lusa) — O primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, anunciou hoje que o seu paÃs vai pedir um empréstimo de mil milhões de euros à Comissão Europeia, para financiar a compra de equipamento de defesa.
Numa mensagem na rede social X, Orpo explicou que a Finlândia utilizará “mil milhões de euros em fundos SAFE da União Europeia para fortalecer a indústria de defesa”, destacando as aquisições conjuntas multinacionais de equipamento militar e o desenvolvimento de sistemas de defesa contra drones.
Segundo o Governo finlandês, os fundos serão aplicados na compra conjunta, com parceiros europeus, de equipamento de combate terrestre e, sobretudo, de drones, num esforço de cooperação internacional que inclui a Ucrânia.
O ministro da Defesa, Antti Hakkanen, classificou a decisão como “importante”, sublinhando que irá reforçar as capacidades da indústria de defesa finlandesa e a cooperação europeia em aquisições conjuntas.
Para HelsÃnquia, os principais benefÃcios do instrumento SAFE passam pelo aumento das encomendas europeias à indústria de defesa do paÃs e pelo “reconhecimento estratégico” dos projetos finlandeses no âmbito da polÃtica industrial militar da União Europeia (UE).
O instrumento SAFE disponibiliza até 150 mil milhões de euros em empréstimos aos Estados-membros para aquisições conjuntas de equipamento militar, com o objetivo de reforçar as capacidades de defesa europeias e estimular a produção industrial no setor.
Os paÃses interessados em recorrer a estes empréstimos têm até ao final do mês para apresentar um pedido formal e um plano de investimento detalhado sobre a utilização dos fundos.
RJP // JH
Lusa/Fim



