Agente esclarece que Rafa quer deixar o Besiktas e rejeita terminar a carreira

Redação, 15 nov 2025 (Lusa) — O internacional português Rafa Silva quer deixar o Besiktas, da Turquia, mas recusa colocar um ponto final na carreira, esclareceu hoje o agente do futebolista, em comunicado enviado à Lusa, face às acusações de que foi alvo.

Depois das “muitas versões que não têm qualquer adesão à realidade”, referindo-se às de hoje tornadas públicas pelo treinador e presidente do emblema turco, a empresa (Onsoccer) que representa o extremo, de 32 anos, quis tomar uma posição e sair em defesa do antigo jogador do Benfica, clube que deixou há época e meia para rumar a Istambul.

“É verdade que Rafa Silva está insatisfeito com a realidade que o Besiktas vive atualmente e, por isso, sente-se profundamente desiludido face às expetativas que lhe foram criadas relativamente ao projeto que aceitou integrar: lutar pelo título nacional e ter participações positivas nas provas europeias”, começa por ser referido na nota.

Segundo o comunicado, redigido muito por culpa da conferência dada pelo técnico Sergen Yalçin e do presidente de Serdal Adali, “Rafa nunca considerou estar acima de ninguém no Besiktas — muito menos do próprio clube — e respeitou sempre a instituição em todos os contextos e momentos: treinos, estágios e jogos”.

Contudo, refere, “deixou de sentir condições, no atual contexto, para continuar a desempenhar a sua função como sempre o fez até agora e tomou a decisão de informar o clube (ainda em outubro) que pretendia sair, apelando para que se encontrasse uma solução que fosse equilibrada para ambas as partes”.

Seguiu-se, então, uma reunião na qual marcaram presença o presidente do Besiktas, no qual atuam também os portugueses Tiago Djaló e Jota Silva, o diretor para o futebol e o empresário de Rafa, sendo que o jogador “chegou a admitir — em tom de desabafo — se não seria preferível encerrar a carreira do que prolongar a situação vivida” no emblema turco.

“Para que não restem dúvidas, Rafa vai continuar a carreira e isso ficou imediatamente clarificado ainda no decorrer da própria reunião”, assegurou o agente João Araújo, CEO da Onsoccer, citado no documento.

Apesar de insatisfeito, Rafa Silva, que na atual temporada soma cinco golos e três assistências em 16 jogos pelo clube turco, “está sempre pronto para cumprir todas as responsabilidades contratuais como jogador profissional enquanto o contrato estiver em vigor”.

“Aqui chegados, é encontrar uma solução e é nisso que estamos empenhados, para o bem de todos. O Rafa não vai terminar a carreira, não quer ouvir falar de propostas de outros clubes enquanto estiver sob contrato com o Besiktas e irá respeitar o clube até ao último dia”, conclui.

AJC // MO

Lusa/Fim