
A escritora portuguesa Maria João Lopo de Carvalho esteve no Canadá no início de novembro, a convite da Coordenação de Ensino do Camões, I.P. Conhecida pelos seus romances históricos, a autora best-seller participou em várias iniciativas literárias em Toronto, Laval e Montreal, onde apresentou a sua vasta obra.
Em destaque esteve o romance ‘Até Que o Amor me Mate – As Mulheres de Camões’, que revisita a vida do poeta através das histórias de sete mulheres que cruzaram o seu caminho. Durante a estadia, Maria João Lopo de Carvalho apresentou também a versão inglesa do livro ‘Santarém’.
No Festival Internacional de Autores de Toronto, a autora partilhou nas redes sociais a alegria do encontro: “Que cenário de sonho e que bom falarmos do que mais gostamos para este público fabuloso! Obrigada Instituto Camões e Coordenação do Ensino de Português.”
A visita incluiu ainda passagens pela Universidade de York, Universidade de Toronto, Casa do Alentejo e Universidade de Laval. Já na Escola da Missão de Santa Cruz, em Montreal, descreveu a experiência como um dos momentos marcantes da viagem: “Professoras excecionais, miúdos a falarem português na ponta da língua. Volto a Portugal de alma cheia”, escreveu nas redes sociais.
