
O ministro da Defesa, David McGuinty, assinou um acordo de cooperação em matéria de defesa com as Filipinas, no último dia de uma visita destinada a reforçar as relações no domínio da defesa.
O acordo vai permitir que as forças armadas canadianas e filipinas trabalhem em conjunto de forma mais estreita, participando em operações e exercícios nos territórios um do outro, segundo um comunicado do Ministério da Defesa Nacional divulgado a 2 de novembro
McGuinty esteve nas Filipinas de 31 de outubro a 2 de novembro, onde anunciou o pacto que se seguiu a um memorando anterior que incluía educação militar, formação e capacitação.
Segundo o comunicado, as Filipinas são um dos parceiros de defesa mais importantes do Canadá na região Indo-Pacífico e desempenham um papel fundamental na defesa do respeito pelo direito internacional.
Na última semana de outubro, uma outra parceria internacional foi assinada pelo primeiro-ministro canadiano. Mark Carney assinou uma parceria de defesa e segurança com a Coreia do Sul.
