Maioria em Ontário quer demissão do ministro provincial do Trabalho

Foto: X David Piccini

Uma nova sondagem de opinião pública da Abacus Data indica que a maioria dos habitantes de Ontário acredita que o ministro do Trabalho, David Piccini, deve renunciar ou, no mínimo, ser destituído do gabinete de Doug Ford. Em causa está uma “série contínua de escândalos que envolvem o Fundo de Desenvolvimento de Competências do Governo”.

A pesquisa, divulgada a 3 de novembro e encomendada pelo maior sindicato da província, o CUPE Ontario, revelou que 52% dos inquiridos acham que Piccini deve demitir-se ou ser demitido devido às alegações de que concedeu 126 milhões de dólares do controverso Fundo de Desenvolvimento de Competências (SDF) da província a empresas.

O programa de 2,5 mil milhões de dólares e as atividades de Piccini têm sido alvo de intenso escrutínio nas últimas semanas, após um relatório contundente do auditor-geral a 1 de outubro ter constatado que o ministro não estava a selecionar os candidatos ao financiamento com base naqueles que tinham a pontuação geral mais alta.

Piccini negou a existência de qualquer irregularidade.

Também o premier Doug Ford continua a apoiar o SDF, enquanto um dos melhores programas para promover formação e emprego.

Entretanto, os três partidos da oposição têm pedido ao premier que solicite a demissão de Piccini.