Trump reitera que EUA irão retomar testes nucleares se outros países o fizerem

Washington, 31 out 2025 (Lusa) — O Presidente norte-americano, Donald Trump, reafirmou hoje que os Estados Unidos (EUA) pretendem realizar testes nucleares se outros países o fizerem, sem, no entanto, esclarecer o tipo de testes que poderão ser conduzidos.

“Vamos fazer testes, sim, e outros países também estão a fazê-los. Se o fizerem, nós também faremos”, disse Trump em declarações aos jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One.

Questionado sobre o tipo de testes a que se referia, recusou-se a dar mais pormenores.

“Não vou dizer. Sei exatamente o que estamos a fazer, onde estamos a fazer, mas outros países também o estão a fazer, e se outros países o estão a fazer, nós também o faremos”, disse Trump.

A declaração, marcada por uma ambiguidade deliberada, levanta receios de um regresso à proliferação nuclear, num momento em que a arquitetura internacional de controlo de armas é considerada frágil por analistas.

Trump começou a falar do assunto esta semana, poucas horas antes de se reunir com o Presidente chinês, Xi Jinping, na Coreia do Sul, justificando a intenção de retomar os testes de armas nucleares com alegados “programas de testes” conduzidos por outros países.

Pequim reagiu de imediato, apelando a Washington para que “respeite seriamente” as obrigações assumidas ao abrigo do Tratado de Proibição Completa de Ensaios Nucleares (CTBT) e adote “medidas concretas para preservar o sistema global de desarmamento e não proliferação nuclear”.

Moscovo, que recentemente testou um míssil de cruzeiro e um torpedo de propulsão nuclear, afirmou tratar-se de ensaios com armas capazes de transportar ogivas nucleares, mas não de testes nucleares propriamente ditos.

Os Estados Unidos não realizam testes de armas nucleares desde 1992.

 

RJP // SCA

Lusa/Fim