
O primeiro-ministro Mark Carney visitou um submarino sul-coreano a 30 de outubro, durante uma visita aos estaleiros da Hanwha Ocean, uma das duas empresas que concorrem para construir a próxima frota de submarinos do Canadá.
A visita ocorreu no mesmo dia em que o Canadá e a Coreia do Sul concordaram com uma nova parceria de defesa. Carney foi acompanhado pelo ministro da Defesa, David McGuinty, pelo vice-almirante Angus Topshee e pelo primeiro-ministro sul-coreano, Kim Min-Seok.
A Hanwha mencionou a possibilidade de investir na produção canadiana de baterias de íon-lítio, gás natural liquefeito, aeroespacial, siderurgia e minerais críticos. Ofereceu-se ainda para construir duas instalações de manutenção submarina em ambas as costas.
O Canadá planeia comprar até 12 novos submarinos para substituir a frota envelhecida da classe Victoria da marinha, como parte de um esforço para reforçar a presença militar no Ártico.
Carney visitou uma instalação rival de submarinos em Kiel, na Alemanha, a 26 de agosto, no dia em que anunciou os dois finalistas: a Hanwha e a alemã ThyssenKrupp Marine Systems, ou TKMS.
Os quatro submarinos da classe Victoria ficarão fora de serviço dentro de uma década e apenas um está atualmente em condições de funcionamento, colocando o Governo numa corrida contra o tempo para selecionar um vencedor.
