Donald Trump encerra negociações com Canadá

Foto: Pexels

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, afirmou a 23 de outubro o encerramento das negociações com o Canadá. O comentário foi partilhado numa publicação na rede ‘Truth Social’.

Trump justificou o encerramento das negociações com críticas a um anúncio publicitário em que aparece o antigo Presidente Ronald Reagan a falar negativamente sobre tarifas, desencadeando uma nova crise comercial com o país vizinho. O anúncio faz parte de uma campanha publicitária lançada em meados de outubro pela província de Ontário, com trechos de um discurso feito por Reagan em 1987.

A decisão de Trump foi tomada poucos dias depois de Mark Carney ter visitado a Casa Branca. No encontro de meados de outubro entre os líderes dos países vizinhos, nenhum acordo foi alcançado.

Doug Ford, premier de Ontário, reagiu rapidamente ao anúncio de Trump, enfatizando a força do relacionamento do Canadá com os EUA.

Ford partilhou ainda um novo vídeo do discurso de Reagan, como forma de sublinhar a sua mensagem de que o Canadá e os EUA são acima de tudo “amigos, vizinhos e aliados”.

Já Mark Carney pronunciou-se em conferência de imprensa enquanto se preparava para apanhar o avião rumo à Ásia. O primeiro-ministro canadiano não fez alusão à campanha publicitária de Ontário, mas enfatizou a disponibilidade do Canadá em negociar com os EUA. Acrescentou que o Governo canadiano não pode controlar a política americana, apenas proteger os interesses nacionais do seu país.