
O Conselho de Relações Industriais do Canadá (CRIB) decidiu contra o sindicato dos trabalhadores dos Correios do Canadá (CUPW) na sua contestação à medida tomada por Ottawa no ano passado para obrigar os funcionários dos correios a regressarem ao trabalho.
O Governo federal pôs fim a uma greve dos funcionários dos correios durante a movimentada época festiva do ano passado, recorrendo à Secção 107 do Código Laboral do Canadá para ordenar ao conselho laboral que mandasse os trabalhadores regressarem ao trabalho.
O Sindicato Canadiano dos Funcionários dos Correios contestou a medida, alegando que violava o seu direito à greve.
O conselho concluiu que a Secção 107 não viola a Carta. Afirma também que não tem autoridade para rever a decisão do ministro.
No entanto, a disputa entre o Canada Post e o sindicato continua, uma vez que as duas partes não conseguiram chegar a um acordo sobre um novo contrato.
O sindicato declarou uma nova greve nacional em 25 de setembro, horas depois de o Governo anunciar mudanças no serviço postal, incluindo o fim da entrega de correio porta a porta para quase todas as famílias canadianas na próxima década.
No entanto, o sindicato reduziu as perturbações no início deste mês, quando passou a realizar greves rotativas em todo o país, restaurando o serviço.
