Canadá alivia tarifas sobre aço e alumínio dos EUA e da China

Foto: Envato

O Canadá aliviou as tarifas sobre alguns produtos de aço e alumínio importados dos Estados Unidos da América (EUA) e da China. A medida pretende ajudar empresas afetadas pela guerra comercial com os dois países.

A ordem entrou em vigor a 15 de outubro, segundo um documento do Ministério das Finanças. Abrange tipos de aço e alumínio da China que não são produzidos no Canadá. Mais pormenores serão divulgados a 5 de novembro.

O Governo também isentou de tarifas alguns produtos americanos de aço e alumínio ligados à saúde pública, segurança nacional, manufatura, agricultura e embalagens alimentares.

O Ministério das Finanças diz que este processo serve para proteger empresas que usam aço e alumínio nos seus produtos finais. Envolve produtos muito específicos, necessários às cadeias de abastecimento, com impacto limitado nas contramedidas.

Enquanto isso, o Banco do Canadá alerta que a confiança empresarial continua fraca. No inquérito trimestral divulgado esta segunda-feira, dia 20, muitas empresas dizem estar a adiar investimentos por causa das tarifas e da incerteza comercial.

O banco central indicou que essa fraqueza poderá pesar na decisão sobre a taxa de juro no final do mês. Economistas admitem que os dados reforçam a probabilidade de um novo corte de um quarto de ponto percentual na taxa de referência.