
Doha, 19 out 2025 (Lusa) – O Paquistão e o Afeganistão chegaram a acordo hoje sobre um “cessar-fogo imediato” após negociações no Qatar para tentar restabelecer a calma na fronteira entre os dois países, depois de novos ataques com dezenas de mortos, anunciou Doha.
Durante estas negociações, “as duas partes chegaram a um acordo sobre um cessar-fogo imediato e a implementação de mecanismos para consolidar uma paz duradoura e a estabilidade”, afirmou o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Qatar num comunicado publicado na rede social X.
O ministério saudou “um passo importante que irá contribuir para pôr fim às tensões na fronteira” entre os dois países.
Os talibãs afegãos confirmaram sábado que participariam no Qatar em conversações com o Paquistão, apesar dos confrontos de sexta-feira ao longo da fronteira entre os dois países, que quase fizeram descarrilar um frágil cessar-fogo declarado esta semana.
Os combates dos últimos dias eclodiram após uma ofensiva talibã junto à fronteira, realizada após denunciar vários bombardeamentos paquistaneses contra o país, incluindo um em Cabul que teria como alvo o líder do movimento Tehrik-i-Taliban Paquistão (TTP), conhecido como talibãs paquistaneses.
Na sexta-feira, fontes de segurança de Islamabade admitiram que o Paquistão tinha efetuado “ataques aéreos de precisão” contra um grupo descrito como terrorista, apesar de os dois países terem anteriormente concordado num cessar-fogo para facilitar as conversações no Qatar.
A zona fronteiriça tem sido cenário de insegurança há anos, especialmente devido aos ataques do TTP, no meio de acusações de Islamabade de que a Índia e os talibãs afegãos apoiam a organização, algo rejeitado por Nova Deli e Cabul.
ANP // JMR
Lusa/fim