Frota de aeronaves para formação militar canadiana aumenta

Foto: Facebook Royal Canadian Air Force

Após o anúncio do Governo federal de reforço da segurança nacional, o Canadá já tem duas novas aeronaves com vista à promoção de mais formação militar em aviação.

A Força Aérea Real Canadiana e o seu parceiro industrial SkyAlyne já receberam as duas primeiras aeronaves CT-102B Astra II para treino básico de voo no Aeroporto Executivo de Gatineau-Ottawa.

As duas aeronaves foram fabricadas na Alemanha para a base na 15.ª Ala Moose Jaw e passam a integrar uma frota de 23 aeronaves usadas para o treino inicial de pilotos no âmbito do novo programa Future Aircrew Training (FAcT), uma iniciativa conjunta da RCAF e da SkyAlyne.

Quando o FAcT estiver operacional, todos os futuros pilotos que obtiverem as suas asas na Força Aérea do Canadá terão iniciado a sua carreira de voo no Astra II.

O ministro da Defesa Nacional, David McGuinty, afirmou que as novas aquisições surgem integradas num contrato de 11 mil milhões de dólares para criar o Programa de Formação de Tripulações Aéreas do Futuro do Canadá com a CAE e a KF Aerospace, duas empresas canadianas líderes. O objetivo do contrato assinado em 2024 é exponenciar a formação de pilotos militares, preparando-os para enfrentar os desafios futuros com profissionalismo e confiança.