João Nuno Batista termina em sétimo no Mundial de triatlo de sub-23 na Austrália

Wollongong, Austrália, 16 out 2025 (Lusa) — João Nuno Batista ficou hoje em sétimo lugar na prova de sub-23 dos Mundiais de triatlo, que estão a decorrer em Wollongong, no sudoeste da Austrália.

Batista terminou em uma hora, 45 minutos e 33 segundos, mais dois minutos e 39 segundos do que o vencedor, o britânico Oliver Conway, que conquistou uma vantagem decisiva na última prova, a corrida de 10 quilómetros.

O húngaro Márton Kropkó ficou em segundo lugar, a 39 segundos do vencedor, mas com 13 segundos de vantagem face ao italiano Euan de Nigro, que completou o pódio.

João Nuno Batista perseguia o primeiro pódio em sub-23, depois de ter sido duas vice-campeão do Mundo júnior em Quarteira, em 2021, durante a covid-19, e campeão posteriormente, em 2023, em Hamburgo, Alemanha.

A partir das 16:15 (06:15 em Lisboa), começa a prova de sub-23 feminina, em que irá participar a portuguesa Inês Rico.

Vasco Vilaça é a maior esperança portuguesa para hoje, dia de estreia dos Mundiais de triatlo em Wollongong.

Terceiro do ranking Mundial, Vasco Vilaça pode ainda chegar ao título, sabendo, de antemão, das dificuldades: precisa vencer e esperar que o líder do campeonato, o australiano Matthew Hauser, que tem dominado claramente a época, não atinja o pódio.

As finalíssimas das elites, que valem o dobro dos pontos, são as únicas competições a decidir-se por ranking, enquanto nos sub-23, juniores e paratriatlo os pódios traduzem diretamente o desempenho em prova.

Campeão do Mundo júnior em 2017 e sub-23 em 2021, o australiano Matthew Hauser tem dominado a época, vencendo três das cinco etapas disputadas até agora, apresentando-se com 3.000 pontos.

Ainda com hipótese de ganhar, o brasileiro Miguel Hidalgo chega com dois pódios nas derradeiras etapas e um acumulado de 2.780 pontos, apenas mais cinco do que Vasco Vilaça, vice-campeão do Mundo em 2020, e que soma três segundos lugares este ano.

Ricardo Batista, sexto em Paris2024, surge na 11.ª posição, com 1.670 pontos, enquanto Miguel Tiago Silva é 34.º, com 906.

No evento feminino, compete Maria Tomé, 11.ª em Paris, que segue em 19.º do ranking, com 1.354 pontos, distante da dupla que lidera ex-aequo, a francesa Cassandre Beaugrand e a britânica Beth Potter, ambas com 2.925.

No paratriatlo, Filipe Marques tem também aspirações a medalha, depois de ter sido quarto nos Jogos Paralímpicos Paris2024.

Programa dos portugueses (horas de Lisboa):- Sub-23:Quinta-feira, 16 out:06:15 Inês Rico- Juniores:Sexta-feira, 17 out:04:15 Tomás Figueiredo06:15 Cassilda Carvalho- Paratriatlo:Sábado, 18 out:00:00 Filipe Marques (PTS5)- Elites (finalíssima):Domingo, 19 out:04:00 – Maria Tomé 07:00 – Vasco Vilaça, Ricardo Batista e Miguel Tiago Silva

VQ (RBA) // CAD

Lusa/Fim