China atinge recorde de mais de 2.430 milhões de viagens durante “Semana Dourada”

Pequim, 09 out 2025 (Lusa) — A China registou mais de 2.430 milhões de viagens domésticas durante os oito dias de férias da recente “Semana Dourada”, um novo recorde para este período festivo, segundo dados oficiais divulgados hoje.

Entre 01 e 08 de outubro, foram contabilizadas em média 304 milhões de deslocações diárias, um aumento de 6,3% face ao mesmo período do ano anterior, de acordo com o Ministério dos Transportes, citado pela agência noticiosa oficial Xinhua.

Durante as férias, o país somou cerca de 888 milhões de viagens turísticas, mais 123 milhões do que nos sete dias de folga da “Semana Dourada” de 2024, segundo o Ministério da Cultura e Turismo.

O gasto turístico interno atingiu 809 mil milhões de yuan (97,9 mil milhões de euros), o que representa um crescimento homólogo de 15,4%.

A Administração Nacional de Imigração informou que foram realizados 16,34 milhões de viagens transfronteiriças durante o feriado, mais 11,5% do que no ano passado.

As viagens internacionais de estrangeiros aumentaram 21,6%, para 1,43 milhões, e dos 751 mil estrangeiros que entraram na China, 535 mil beneficiaram da política de isenção de visto — subidas de 19,8% e 46,8%, respetivamente, em termos homólogos.

As férias começaram em 1 de outubro, data que assinala o aniversário da fundação da República Popular da China, e prolongaram-se até quarta-feira, um dia mais do que o habitual, devido à coincidência com o Festival do Meio Outono, celebrado este ano a 6 de outubro.

A “Semana Dourada” é um dos principais períodos de férias na China e constitui um importante motor para o turismo e o consumo interno.

 

JPI //APN

Lusa/Fim