Governadores e premiers reúnem-se em Quebec City sob peso das tarifas

Foto: X François Legault

A 5 de outubro, decorreu em Quebec City a Cimeira de Liderança dos Governadores dos Grandes Lagos e São Lourenço e Premiers.

A reunião bienal, realizada este ano em Quebec City, reúne líderes e representantes de oito estados e Ontário. Esta foi a primeira reunião do grupo desde o regresso do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, à Casa Branca.

No encontro, o premier do Quebec, François Legault, insistiu na necessidade de uma forte colaboração entre os estados e províncias, apesar das atuais incertezas comerciais entre o Canadá e os EUA.

Legault não pôde evitar a questão das tarifas – algo que, segundo ele, não tem sido bom para nenhum dos dois países.

A reunião ocorreu antes da deslocação do primeiro-ministro Mark Carney para Washington, D.C., a 6 de outubro, para reunir-se presencialmente com Trump.

Na viagem, que marca a segunda visita de Carney a Washington desde que foi eleito, o objetivo definido consistiu em encontrar algum alívio para os setores de aço e alumínio do Canadá.

Esta deslocação de Carney aos EUA foi acompanhada por pressões da oposição de Carney e por algumas associações e empresas do setor do aço e alumínio. Respostas concretas são necessárias, defendem os mais críticos.