
Um novo relatório da Statistics Canada afirma que apenas 63% dos imigrantes que vieram para o Canadá com a intenção de trabalhar como enfermeiros estavam empregados na área em 2021.
O estudo analisou os imigrantes admitidos entre 2010 e 2020 que identificaram a enfermagem como a sua ocupação pretendida.
No entanto, cerca de um em cada quatro acabou em empregos menos qualificados ou desempregado, mesmo com os hospitais enfrentando uma escassez crítica de pessoal.
Muitos destes enfermeiros imigrantes alegam que o caminho para obter a licença é longo e caro.
Profissionais do ramo da enfermagem de Ontário, como da Associação de Enfermeiros Registados de Ontário (RNAO) ou de Faculdades de Enfermagem, acrescentam que apesar de já terem sido tomadas algumas medidas na redução burocrática, o caminho ainda é tumultuoso.
No entanto, há quem defende a necessidade de requisitos de exigência para os enfermeiros imigrantes, defendendo que devem ser tratados da mesma forma que os canadianos formados em enfermagem.
Esta questão surge enquanto os hospitais em todo o país continuam a relatar pressões generalizadas em termos de pessoal. No primeiro semestre de 2025, a Statistics Canada registou quase 69 mil vagas de emprego na área da saúde, um dos números mais elevados de qualquer setor, apesar das recentes quedas.
