Novas tarifas e regresso de comentários de anexação atingem o Canadá

Foto: Pexels

O Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, anunciou novas tarifas que podem aumentar ainda mais a pressão sobre os produtores canadianos de madeira macia e móveis.

Um novo anúncio na noite de 29 de setembro estabeleceu uma taxa de 10% sobre as importações de madeira macia e serrada, juntamente com uma taxa de 25% sobre as importações de armários de cozinha e pias — tanto peças quanto modelos completos — e outros produtos de madeira estofados.

A data prevista para entrada em vigor de tarifas é 14 de outubro.

A taxa aplicada a armários de cozinha e pias deve subir para 50% a 1 de janeiro, com a taxa sobre outros produtos de madeira estofados a subir para 30% no ano novo, a menos que os países cheguem a um acordo com os EUA.

Para além das novas tarifas, Donald Trump voltou à sua retórica do Canadá se tornar o 51.º Estado dos EUA. A nova abordagem foi feita durante um discurso para líderes militares a 30 de outubro.

Já a partir da meia-noite de 1 de outubro, o trabalho de muitas agências dos EUA ficou paralisado e centenas de milhares de funcionários foram dispensados. Os economistas afirmam que esta paralisação parcial do Governo dos EUA provavelmente terá um efeito dominó na próxima decisão sobre as taxas de juros pelo Federal Reserve dos EUA, e o Canadá também poderá sentir os impactos resultantes.