Canadá corta um terço dos vistos de trabalho para estudantes

Foto: Envato

O Canadá vai emitir menos vistos de trabalho para estudantes internacionais.

Em 2025, o país deve aprovar menos cerca de um terço das chamadas ‘Post-Graduation Work Permits’ (PGWP). Estes vistos permitem trabalhar no Canadá depois do curso.

Segundo a ApplyBoard, plataforma que liga estudantes internacionais a instituições de ensino, em 2025, vão ser emitidos cerca de 143 mil vistos deste tipo. Em 2024 foram 205 mil. Entre janeiro e junho, as aprovações caíram 29% face a 2024.

A queda foi mais forte em maio e junho, com mais de 56% de descida homóloga. E, segundo a imprensa canadiana, se o ritmo continuar, o total pode ficar abaixo de 130 mil, o valor mais baixo desde a pandemia da Covid-19.

A razão está nas novas regras do Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC). Há exigências de língua mais duras. Há restrições para programas conjuntos público-privados. E há limites por área para programas sem grau académico. O objetivo é reduzir a população temporária e subir a fasquia na educação internacional.

A ApplyBoard alerta que a mudança pode dificultar a captação de candidatos por faculdades e universidades. Além disso, pode afetar a economia: muitos estrangeiros com PGWP cobrem faltas de mão de obra em saúde e tecnologia.