Yerai Cortés, Vaiapraia, Abdullah Miniawy e Jup do Bairro no festival Tremor 2026

Ponta Delgada, Açores, 30 set 2025 (Lusa) – Abdullah Miniawy, Jup do Bairro, La Família Gitana, Maria Carolina, MC Falcona, Mix`Elle, Vaiapraia, Water Damage e Yerai Cortés são nomes confirmados na edição 2026 do festival Tremor, que vai decorrer nos Açores, anunciou hoje a organização.

A 13.ª edição do festival vai decorrer entre 24 e 28 de março de 2026, na ilha açoriana de São Miguel.

O Tremor “volta com propostas que farão da ilha de São Miguel um epicentro de encontros entre música, arte e comunidade, com concertos, experiências performativas e iniciativas que promovem participação, sustentabilidade e inovação cultural”, referiu hoje a organização em comunicado.

Segundo a nota, Yerai Cortés “transita o flamenco com rara profundidade, afirmando-se como uma das vozes mais singulares da música contemporânea”.

“O seu álbum a solo ‘La Guitarra Flamenca de Yerai Cortés’ (2024) e o filme homónimo de Antón Álvarez ‘C. Tangana’ refletem a fusão entre história familiar, memória partilhada e virtuosismo técnico, ampliando os horizontes do flamenco e do diálogo com outras formas artísticas”, acrescenta.

Já Rodrigo Vaiapraia “transforma cada concerto num universo multifacetado, onde garage, queercore, pop e pós-punk se cruzam com colaborações diversas e experiências coletivas”.

Abdullah Miniawy, compositor e cantor egípcio vencedor das Victoires du Jazz 2023, “apresenta-se em formato trio com os trombonistas Robinson Khoury e Jules Boittin”.

A organização referiu também que a multiartista paulistana Jup do Bairro “provoca novas corporalidades a partir da fricção entre música, cinema e artes plásticas”.

Os promotores do Tremor salientam, ainda, que a diversidade da edição de 2026 “prolonga-se com La Família Gitana, que cruza flamenco, rumba e batidas contemporâneas de rap, reggae, funk, funaná e afro house, transformando diferença em potência criativa”, com Maria Carolina, “cuja poesia musical e espiritualidade criam momentos de simbiose entre o ser e o estar”, com os “mestres da música drone” Water Damage, a “música de pendor autoral e queer” de MC Falcona e as “propostas clubbing” de Mix`Elle.

Os bilhetes para o festival encontram-se na última fase de vendas, estando disponíveis pelo valor de 100 euros, indica a organização.

ASR // TDI

Lusa/Fim