Carney defende viagens internacionais como “necessárias” para abrir mercados

X Mark Carney

Numa altura de críticas pelas suas recentes deslocações internacionais, o primeiro-ministro Mark Carney defendeu as viagens que fez este mês e disse que as suas reuniões com líderes mundiais são “necessárias” para abrir novos mercados para os produtos canadianos.

Numa viagem de quatro dias a Londres, Carney disse que a sua reunião com o primeiro-ministro britânico Keir Starmer foi para garantir que os dois líderes estão no caminho certo para avançar em medidas económicas e de segurança. Entre os temas discutidos estiveram a cooperação para enfrentar prioridades internacionais, como as guerras na Ucrânia e em Gaza.

Carney reuniu-se com empresas de investimento britânicas, asiáticas, europeias e africanas em Londres na manhã de 27 de setembro.

O primeiro-ministro disse que parte da reunião incluiu informar os investidores sobre os principais projetos de infraestruturas que estão a ser construídos no Canadá e as formas como o país está a procurar atrair mais capital global.

O primeiro-ministro acrescentou que essas conversas também têm como objetivo aprender mais sobre como o Canadá é visto e o que o país pode fazer para melhorar a sua imagem junto aos investidores.

Carney já fez 13 visitas ao estrangeiro desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro em março e viajará para a Ásia e África no final deste outono.